domingo, 14 de outubro de 2012

Abuso sexual: como identificar um pedófilo e tratar a criança abusada

Texto publicado no Jornal de Beltrão em 05/10/12 e no Jornal Opinião em 11/10/12 (http://www.jornaldebeltrao.com.br/artigos/as-recentes-contribuicoes-da-psicologia-e-medicina-no-diagnostico-de-abusos-sexuais-79021)

      
       Crianças que sofreram ou sofrem abuso sexual, em geral, permanecem em silêncio. Sentimentos como vergonha, medo de retaliação por parte do abusador e até a falta do entendimento de que está sendo violentada fazem a criança ou pré-adolescente se calar diante dos abusos, por vezes contínuos, de pessoas em 80% dos casos próximas ou parentes. Os danos psicológicos em decorrência deste ato são graves e podem afetar o futuro adulto de forma permanente. Contudo, diante do silêncio dos pequenos, o que podemos fazer para prevenir que eles sejam abusados e, ainda, como tratá-los?
      Pesquisas no ramo da psicologia nos mostram que os abusadores, quando confrontados, justificam suas ações tanto para a criança como para os adultos dizendo que seu abuso tem objetivo "educativo", como se, ao abusá-las, estivessem "ensinando" sobre sexo (total absurdo); ou que a criança o encorajou ou o seduziu. Manipulam-na bem, pedindo segredo sobre seu ato, e confundem seus sentimentos, fazendo emergir na criança ou pré-adolescente uma mistura de raiva, medo e amor. Imatura emocionalmente, a criança acaba por não se defender.
        Como identificar um pedófilo? Ainda segundo estudos da psicologia, os abusadores frequentemente são do sexo masculino, sendo raras as ocorrências em mulheres deste transtorno mental e sexual. Em geral, são pessoas aparentemente normais, têm emprego estável, convivem com os outros sem maiores problemas. Mas têm algumas peculiaridades: eles preferem carreiras que propiciem o contato com os pequenos ou então se engajam em atividades com eles; gostam de ganhar sua confiança e a dos pais; têm dificuldade nas relações interpessoais com pessoas de idade apropriada; elevado nível de agressividade-passiva; e também podem colecionar pornografia infantil. Apresentam, comumente, sentimentos de inferioridade, solidão, inadequação, baixa autoestima, disforia. Mais da metade deles são portadores de outras transtornos sexuais (parafilias) e psiquiátricos (de 50 a 60% têm transtornos afetivos, de 70 a 80% têm transtornos de ansiedade e de 70 a 80% têm transtorno de personalidade).
       Estudos médicos recentes, do PHD Jorge Ponseti, da Seção de Medicina Sexual da Universidade de Kiel, na Alemanha,  publicados na revista 'Archives of General Psychiatric", apontam a ressonância magnética como um instrumento valioso no complemento diagnóstico. Houve uma porcentagem de 95% de acerto, a partir da comparação com um grupo controle, sobre a reação do primeiro segundo frente a imagens de cunho sexual. Outros estudos de 2007, do PHD James Cantor, psicólogo clínico, também apontaram características diagnósticas do pedófilo, porém hoje se mostram inconclusivos.
        Apesar desses indicadores, o diagnóstico só pode ser feito por uma equipe multiprofissional especializada. A observação geral da criança ainda é o fator mais importante a que os pais podem ficar atentos. Se a criança passa a evitar um certo adulto que antes gostava ou verbaliza sobre assuntos relativos a sexo, ou ainda sobre algum contato íntimo, é fundamental encaminhá-la a um pediatra, para averiguar se houve dano às suas partes íntimas, e buscar o auxílio de uma psicóloga, dada a sua capacidade reduzida de se expressar verbalmente.
       Às vezes, o contato intrusivo por parte do abusador se reduz a carícias ou manipulação genital, e somente o depoimento da criança poderá ser a prova do abuso sexual. A ludoterapia e a psicoterapia poderão ser bons aliados das vítimas e da família, sobre como lidar e superar o ocorrido.

3 comentários:

  1. Ola, estou escrevendo pois não sei mas o que fazer e a quem recorrer. Sou casada a 12 anos tenho dois filhos uma menina de 10 e um menino de 6. Eu e meu marido temos uma vida sexual ativa e sem problemas, porem nessas ultimas semanas minha mãe esta afirmando que ele (meu marido)é um homossexual e que só gosta de homens e meninos.
    Ela afirma que porque as vezes ele dorme na cama do meu filho, coisas que as vezes eu também faço porque a criança pede, ele está se caracterizando como PEDOFILO. Só que segundo ela, perguntou ao meu filho se o pai dormia com ele;
    Ele respondeu que sim, passado alguns dias perguntou de que maneira o pai dormia de roupa ou sem roupa, e meu filho respondeu que as vezes o papai dorme sem roupa. Mas segundo meu filho ela não deixou ele terminar a resposta e já foi logo acusando o pai de pedófilo, pois ele me disse chorando que o papai só dorme assim na cama da mamãe. Isso tudo ocorreu sem a minha presença ou a de qualquer outra pessoa. Ela escreveu isso para umas pessoas como medida de prevenir que algo aconteça a ela. e o assunto tomou proporções grandiosas e já esta nos incomodando perante os familiares, amigos e vizinhos.
    Ela pode fazer isso? isso caracteriza pedofilia? Como podemos nos defender? E quanto ao meu filho, como explicar isso pra ele? Ela disse que irá fazer uma denuncia na delegacia, como resolvo isso, Me ajudem

    ResponderExcluir
  2. Acredite na sua mae e no seu filho, coloque esse homen para for a de sua casa e denuncie ele para as autoridades.

    ResponderExcluir
  3. Meu filho tb foi vítima do próprio pai um homem livre de suspeitas e eu te digo uma coisa, de mostre sua amizade e passe confiança. Pro seu filho mostre pra ele que nada acontecerá a ele se ele te disser a verdade é pergunte a ele como ele coloca ele pra dormir, se o pai faz carinho nele e como é o carinho. A maior parte desses mostrou induz a criança a achar q o ato que ele está praticando é carinho e outra coisa mesmo que seu filho não queira dizer nada a vc. Não feche os olhos pra citação por medo ou vergonha pense q nenhuma criança ou até adulto merece ser refém de tal situação. O seu filho pode não lhe dizer nada mais ter contado pra sua mãe, comigo foi assim o monstro dizia ao meu filho q se ele me contasse eu o colocaria pra fora de casa e q meu filho ficaria longe dele como meu filho de apenas 3 anos inocente gostava do desgraçado não me disse nada porém minha mãe começou a desconfiar assim como a sua, e com jeito meu filho contou pra ela que o pai colocava a mão em sua bunda mais q esse ato era carinho. Não vire as costas para a situação abuso pode ser até oq se diz p te a uma criança. Sei muito bem como é difícil de acreditar mas mesmo sem a fixa cair coloquei ele imediatamente pra fora de minha casa. Meu filho está viciado aos estímulos e oro a Deus que faça ele esquecer tudo isso e que não seja futuramente até um abusador ou tenha sua opção sexual definida por tal situação.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para nós.
Comente! Obrigada.