sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Vamos nos inspirar, férias!


Texto publicado no Jornal Opinião dia 14/12/12 

       
        Meados de dezembro, parece que Beltrão pára. Grande parte dos órgãos públicos entram em recesso, várias fábricas, lojas e clínicas vão entrando em férias coletivas, o fim do ano letivo das escolas públicas termina hoje,... Os pacientes, ansiosos, estão comentando quase que num coro: “estou cansado (a), não vejo a hora que cheguem as férias”. Muitos vão a praia, outros viajarão para visitar parentes, enfim, parece que boa parte dos beltronenses está nesse clima. Mesmo os que apenas terão o recesso de fim de ano.
        Férias é o tempo do diferente. É tempo de sair da rotina maçante do dia a dia, de acordar mais tarde, de descansar, ou  de se cansar fazendo aquela viagem que você sempre desejou, ou uma atividade que gosta. É tempo de se desvencilhar de responsabilidades, horários, compromissos.  É fazer nada, curtir o tempo sem culpa. Férias é tempo de abrir espaço para o novo:  ver, sentir, pensar coisas novas, estar em locais novos, com pessoas diferentes do usual. A liberdade e a despreocupação tornam as férias o tempo ideal para a inspiração.   
        Pois é, essa ansiedade para as férias não é exclusividade do beltronense ou do brasileiro. Elas são renovadoras e necessárias e em todo o mundo elas existem. Um exemplo interessante é a Inglaterra, onde professores universitários tem direito a férias de 1 ano a cada 7 anos, além das férias anuais. Professores precisam se inspirar, se reciclar, eles formam pessoas, e neste país eles sabem disso. Diversos escritores apóiam idéias desse tipo, a exemplo do italiano Domenio de Masi, um defensor do lazer e do apoio financeiro governamental para estudantes de nível superior e pesquisadores. Pois sabemos que, em geral, trabalho frenético + universidade = baixa produtividade + insatisfação. É preciso não apenas dedicação para esse ramo de atividade, como uma “cuca fresca”. 
       Portanto, excesso de trabalho pode roubar nossa capacidade de refletir e tempo mínimo também para o lazer.  Fim de ano, principalmente aqui em Beltrão, parece ser o tempo da ansiedade das férias de boa parte da população. Só vale lembrar que a capacidade de satisfação e de inspiração durante a rotina cotidiana também pode e deve existir, mesmo em circunstâncias desfavoráveis, e tudo vai depender da criatividade, bom humor, e competência para lidar com as intempéries. Domenico também fala nisso. Que venham as férias, o natal, e principalmente o ano novo, com uma rotina mais feliz e inspiradora para todos nós!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para nós.
Comente! Obrigada.