sábado, 24 de novembro de 2012

Dúvidas na escolha da profissão? Procure uma psicóloga!


Texto publicado no jornal Opinião dia 23/11/2012.
       

e agora?
         
          Para fazer escolhas acertadas na vida, sejam elas de qualquer ordem, podemos dizer que o  primeiro passo é se conhecer bem e, o segundo, ter uma boa maturidade. Porém, ter essas duas características aos 16, 17, 18 anos de idade, parece um tanto difícil, para não dizer impossível! A adolescência é uma fase de transição da infância para a vida adulta, em que o jovem está descobrindo e experimentando o que gosta ou não. É natural que não saiba lidar direito com algumas escolhas, ainda mais no momento de pressão do vestibular. Por isso, uma ajuda profissional pode fazer toda a diferença.

        
       Definir qual o curso que vai seguir é uma opção decisiva, que vai determinar não apenas o que jovem fará nos próximos anos de sua vida, como também lhe dará uma identidade: “fulano é engenheiro, sicrano é fisioterapeuta, beltrano é professor”... Ou seja, a profissão diz qual é a nossa “função” no mundo. O número de cursos não-acabados nas universidades é imenso, resultante de escolhas equivocadas por parte dos jovens. Algumas vezes, isso pode ser evitado, se houver uma boa orientação e apoio da família. 
        Em alguns casos, a orientação profissional feita por uma psicóloga também pode ajudar a adultos que estão passando por um momento de “reciclagem” em suas vidas: estão se reinventando e também querem mudar o ramo de sua atividade, e podem se sentir perdidos.
E como funciona a orientação profissional? Antigamente, as escolas (em geral privadas) realizavam testes vocacionais com os seus alunos. Hoje, são poucas as que oferecem, até por que não se aconselha a apenas fazer o teste em si, pois ele pode ajudar somente a delimitar a área de atuação mais favorável do indivíduo. Todavia, é preciso levar em conta que as profissões podem se combinar de várias maneiras, misturando várias ciências. 
       E, além disso, há outros aspectos do indivíduo que devem ser considerados. Personalidade, inteligência, capacidade de concentração, experiências, sonhos – acertar na escolha da profissão também implica analisar esses pontos. Assim, a orientação profissional é um processo que visa atender o jovem por inteiro, tanto na aplicação de testes para a compreensão das capacidades e individualidade, como facilitando até uma autodescoberta do indivíduo. 
      Portanto, havendo dúvidas na escolha profissional, não hesite em buscar o apoio da orientação profissional, um serviço oferecido exclusivamente por psicólogas. Além de evitar equívocos e perda de tempo, poderá auxiliar o jovem a entender quem é, o que deseja, e qual profissão lhe dará mais satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para nós.
Comente! Obrigada.