sábado, 10 de novembro de 2012

Montando um consultório de psicologia


O ambiente do consultório de psicologia precisa ser agradável. Isso qualquer um sabe e, na verdade, se aplica a qualquer tipo de consultório. Mas em se tratando da área da psicologia, a importância é ainda maior.


O psicólogo não é o profissional que apenas "atende" pessoas em sofrimento, em angústia, ou em doença psíquica. O psicólogo as acolhe. Então, é preciso um ambiente acolhedor, aconchegante, organizado, limpo, cheiroso, bonito, bem localizado, refrigerado, seguro, silencioso, isolado acusticamente, iluminado na medida certa. O paciente precisa se sentir a vontade, e a primeira condição para isso é se sentir acolhido - e o preparo do ambiente certamente também vai contar para isso.

Um ambiente que atenda às expectativas acima citadas não é tão fácil montar, embora possa parecer, e muito menos barato. Além disso, o local deve ter a licença da vigilância sanitária e dos bombeiros, que são garantias de que respeita as normas de segurança brasileiras. Psicólogos recém-formados que pretendem abrir seu primeiro consultório, em geral, sofrem um pouco. É a insegurança da inexperiência, somada a falta de dinheiro comum a todo começo de profissão, ... Aluguéis, despesas e impostos são caros, o tamanho das salas está cada vez mais reduzido, poucas tem um isolamento acústico e iluminação satisfatórios,... Sem contar a mobília, os acessórios afins, tais como o ar condicionado, a impressora, o netbook, os brinquedos, etc e o material científico, que são os testes.

basiquinho...
A minha intenção com esse texto não é fazer um estudante da área ou um recém-formado desanimar. É delicado começar numa sala em condições ideais e a realidade é que muitos consultórios deixam a desejar em vários desses fatores. Pode ser delicado, mas não é impossível! A criatividade vai contar bastante também na redução de custos, assim como o bom gosto. Você pode pedir aquelas poltronas antigas da sua avó, e reformá-las, por exemplo. Podem ficar bem modernas e sairão bem mais em conta. Você pode ir aos móveis usados e achar uma mesa bacana, prateleiras bonitas, um espelho simples, um abajour diferente, e tudo sairá mais barato e, se bem combinados, vão deixar seu consultório charmoso, até com um toque original.

mesa em L, original
Outra dica é conversar com os parentes e amigos próximos, para saber se podem colaborar te presenteando com algum objeto, inclusive usado. Sua mãe não quer mais o tapete da sala? Aproveite-o. Tem uma tia costureira? Peça-lhe que faça as cortinas. Tem um primo dono de papelaria? Peça-lhe papéis. Mobilizar as pessoas por uma causa sua não é vergonhoso, pelo contrário, elas perceberão seu empenho frente às condições adversas e certamente se orgulharão de você. Além do mais, ser apoiado nos dá forças para continuar.

cantinho infantil
O primeiro consultório em que atendi (sem contar a da clínca-escola) foi gentilmente cedido por uma amiga formada. Ela não me cobrou um centavo pelos atendimentos que realizei, foi um incentivo e tanto. Depois montei um consultório nessas condições em que citei acima, com bastante criatividade. Hoje atendo numa clínica de saúde, mas ainda quero muito mais. O ambiente do consultório conta muito, porém a atitude do profissional conta muito mais. A postura acolhedora e a firmeza da psicóloga é que farão a diferença - contudo, o ambiente apropriado sem dúvida vai complementar o acolhimento do paciente. Afinal, ele pode "relevar" alguma falha no ambiente, mas a falha na postura da profissional pode destruir em segundos o andamento da psicoterapia.  

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Adorei o post! Realmente é um desafio para quem acabou o curso há pouco tempo e tem o sonho de montar um consultório... mas com a sua objectividade até motiva uma pessoa! ^^

      Excluir
  2. Ótimas dicas, Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu blog!

    Estou montando uma sala para ludoterapia... gostaria de receber umas dicas de quais brinquedos comprar e onde comprar... aguardo e desde já agradeço!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para nós.
Comente! Obrigada.